SHIH TZU


"Nosso nome significa "Cão Leão" e somos uma das quatro raças reconhecidas de origem tibetana. Contam as lendas que o Dalai lama nos dava de presente às famílias reais chinesas como sinal de felicidade e boa sorte. Éramos um presente precioso porque os tibetanos acreditavam que nós reencarnávamos a Leona das neves, um monstro mitológico que no imaginário local ocupa uma espaço importante. Isso  explica também por que chamam de "Cão Leão" a animais tão pequenos.
Os primeiros registros da nossa existência aparecem no século VII em vários objetos e pinturas da Dinastia Tang (618-907. Marco pólo em suas viagens a China e Tibet escreveu sobre nós. Ele relatou que o imperador Kubla Khan tinha pequenos "cães leões" convivendo com os leões treinados para caça. Não erámos sua comida, não!! Apenas os acompanhavamos e os mantínhamos calmos quando não estavam caçando.

 O Shih Tzu conhecido hoje é fruto do trabalho da imperatriz Regente Cixi (T'zus Hsi) que se dedicou a criar e aperfeiçoar a raça durante sua regência (1861-1908). A imperatriz queria um cão de companhiabque fosse sociável, latisse pouco, que tivesse o pelo comprido para ser usado para esquentar as mãos e que fosse silencioso em seus movimentos. Assim nasceram os Shih Tzu atuais, como os cães que jamais deveriam sair dos muros da Cidade Proibida.
A criação ocidental da nossa raça começou com um presente que a imperatriz Cixi fez à esposa do Cônsul Danes na China. sorete nosso porque com a chegada do comunismo à China nossa raça naquele país ficou praticamente extinta. hoje somos uma das raças mais apreciadas e difundidas em todo mundo."

Ativos, bricalhões e cheios de vida. Os Shih Tzus são fiéis, mansos e mimosos. necessitam atenção e afeto dos donos. Mesmo que por vezes se mostrem independentes, eles  são muito carinhosos. essa característica se estende às crianças e a outros animais domésticos. Um pouco obstinados e teimosos (às vezes), eles respondem muito bem à educação e treinamentos.